sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Real Madrid ultrapassa 500 milhões de euros e Corinthians aparece na 31ª posição do Football Money League

É a primeira vez na história que essa marca é alcançada e ultrapassada: meio bilhão de euros em receitas num único ano por um clube voltado, básica e prioritariamente, ao futebol. Esse valor hoje é a mesma coisa que 660 milhões de dólares ou 1,35 bilhão de reais.
Esse é o número que chama a atenção na recém-divulgada 16ª edição do Football Money League, preparado pela empresa de consultoria e auditoria Deloitte, que cobre a temporada 2011/2012.
 
Os Top 20 da Money League geraram 4,8 bilhões de euros em receitas, um crescimento de 10% – simplesmente espetacular no cenário atual – sobre a temporada anterior. O Real Madrid mantém a liderança dessa “liga” pelo oitavo ano consecutivo, o que é realmente impressionante quando comparamos os números das finanças com os números dos gramados nesse mesmo período. Na sequência, não muito distante, aparece o grande vencedor dos campos de futebol nesse mesmo período, o Barcelona, por sua vez seguido por Manchester United, Bayern, Chelsea e Arsenal, fechando as seis primeiras posições. Que não sofrem nenhuma mudança pelo quinto ano consecutivo.
O Manchester City é o grande alpinista do ano, galgando 5 posições e ocupando o 7º lugar na lista, acompanhado pela Vecchia Signora de Torino, a Juventus, que subiu 3 posições e fecha a lista dos Top 10.
Desde o início do Football Money League, cobrindo a temporada 1996/1997, os clubes do Top 20 quadruplicaram o valor de suas receitas. A receita desses clubes representa hoje um quarto de toda a receita do futebol europeu e a expectativa para a temporada em curso é que fechem com pelo 5 bilhões de euros em receitas totais.

Fechando os Top 30
 Outro ponto importante e inédito, para nós brasileiros, é a presença de um clube não europeu junto aos Top 30: o Corinthians é o 31º colocado, com uma receita de 94,1 milhões de euros no período considerado, 1 milhão de euros apenas atrás do Galatasaray.
 
No final de semana voltarei à Football Money League, falando sobre vários clubes e expectativas, inclusive a possível presença de mais brasileiros na próxima lista dos Top 30.

Errata, correção e desculpas
Cometi um erro ao redigir esse post: acostumado há muitos anos com leituras, releituras e análises dos estudos anuais da Football Money League, não atentei para o detalhe que nessa edição a Deloitte listou 11 clubes depois dos Top 20 e não 10, como de hábito. Dessa forma, a posição correta do Corinthians é a 31ª, fechando a lista dos Top 30. O fato em si em nada altera o fato de um clube não europeu ter chegado a essa posição.
Peço desculpas pela falha, que espero não se repita no futuro, mas, humano que sou, não posso garantir, apenas desejar e trabalhar para evitar.


(do globo esporte )

Nenhum comentário:

Postar um comentário