quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

ZÉ DA LUZ VOLTA À CENA POLÍTICA SAIU NO BLOG DO ROBERTO ALMEIDA

O ex-prefeito de Caetés, Zé da Luz (PHS), se pronunciou pela primeira vez pela imprensa depois da vitória de Armando Duarte (PTB). Através de nota enviada pela Assessoria Política, o humanista relembra sua trajetória de vitórias, dá uma estocada no prefeito atual e dá a entender que Armando vai ter de “suar muito a camisa” para chegar perto dele.
Em Garanhuns os comentários são de que dificilmente Zé da Luz tentará novamente a prefeitura local. Seu projeto seria tentar retomar a prefeitura de Caetés. Por esta nota enviada ao blog, parece que é isso mesmo.
Vamos à nota da assessoria do ex-prefeito:
“O resultado das eleições municipais de 2012 ainda é motivo de muita discussão em alguns municípios da região. Em Caetés, o grupo político que saiu vitorioso nas urnas, insiste em olhar pra trás e esquece-se de trabalhar. Talvez seja este o motivo pelo qual começam a surgir as inúmeras reclamações contra a atual gestão. Muito se prometeu pelas ruas e sítios do município e absolutamente nada foi colocado em prática nesses primeiros 50 dias de governo.

Numa situação assim, torna-se muito fácil tentar desviar o foco do problema jogando na mídia assuntos diversos, como tentou se fazer esta semana por este blog, através de artigo assinado por uma pessoa ligada ao atual prefeito.  A ideia era insistir em dizer que Zé da Luz foi derrotado em Caetés. Respeitamos o seu ponto de vista, no entanto, invocamos aqui os arquivos da Justiça Eleitoral pernambucana que revelam exatamente o contrário. Por isso vejamos: Zé da Luz foi candidato a prefeito de Caetés em 1992 e venceu a eleição. Quatro anos mais tarde, sua segunda vitória foi eleger o candidato do grupo, Lindolfo Almeida. Em 2000 veio a terceira vitória: eleito prefeito, com 70% dos votos válidos. Em 2004 repetiu o feito e em 2008, foi a vez de apoiar o filho Sampainho e comemorar a vitória nas urnas. Em 2009, a sexta vitória foi elegendo o vereador Aécio Noronha prefeito de Caetés. Vale lembrar que nesta ocasião, Zé da Luz participando ativamente da campanha, derrotou o atual prefeito Armando Duarte que na época registrou candidatura disputando a vaga de vice-prefeito. Tudo isso foi conquistado em cima de muito trabalho e dedicação à coisa pública. Zé da Luz fez de Caetés referência na saúde e na educação, chegando a colocar o município em terceiro lugar no Ideb. 

Em 2012, Sampainho perdeu a disputa por uma diferença de 129 votos. Mas neste mesmo ano Zé da Luz estava empenhado na disputa pela prefeitura de Garanhuns, com chances reais de vitória segundo atestavam as pesquisas de intenção de voto, tanto é, que as classes dominantes de Garanhuns, com medo da sua ascensão de líder popular, resolveram se unir para evitar a nítida vitória de Zé da Luz. Por esse motivo, o engenheiro ficou ausente da campanha em Caetés. Foi apenas em quatro ocasiões, mesmo assim, chegando depois das 23 horas quando os encontros já estavam na reta final.

Zé da Luz não visitou uma casa sequer durante a campanha em Caetés no ano passado, ou seja, nem de longe se viu o empenho de 92, de 96, de 2000, de 2004, de 2008 e de 2009. Aproveitando esta ausência do maior líder popular e político de Caetés, foi que com muito sacrifício, mentiras e dinheiro, conseguiram 129 votos a mais do que o candidato do PSB. Diante deste relato verdadeiro e inquestionável, é no mínimo, incoerente dizer que Zé da Luz foi derrotado em Caetés, o que jamais aconteceu. Se um dia esses que hoje estão no poder, quiserem chegar ao patamar de um Zé da Luz, terão que trabalhar muito. E cá pra nós, é coisa difícil de acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário