sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Itamaraty confirma encontro de Dilma com papa Francisco

 
do blog de magno Martins
 
O encontro com o presidente italiano Giorgio Napolitano é uma incerteza na agenda da presidente Dilma Rousseff (PT), que está em Roma para a cerimônia de sagração do novo cardeal brasileiro, Dom Orani Tempesta. A princípio, a reunião com Napolitano está prevista para a tarde desta sexta-feira (21) no palácio do Quirinal, mas pode haver mudança na programação caso Matteo Renzi aceite o convite do presidente para se tornar novo primeiro-ministro da Itália.

A visita ao papa Francisco, por outro lado, está confirmada. De acordo com o Itamaraty, o encontro, a portas fechadas, deve durar cerca de 40 minutos. Logo em seguida, o pontífice deverá se encontrar com a delegação que acompanha a presidente para uma troca de presentes. Os ministros Luiz Alberto Figueiredo (Relações Exteriores) e Fernando Pimentel (Desenvolvimento) estão na caravana que deve seguir no fim de semana para a 7ª Cúpula Brasil-União Europeia em Bruxelas.

O encontro com o papa Francisco tem "dimensão importante" na medida em que há convergência entre posições tomadas pela Igreja e a posição do governo brasileiro em diversos tópicos, como o combate à pobreza.

O Itamaraty também confirmou que Dilma deve convidar o papa a participar da Copa do Mundo, como ela mesma havia dito em entrevista a uma rádio piauiense, durante passagem pela região Nordeste do Brasil.

Durante a estada em Roma, a presidente Dilma ficará hospedada na residência da embaixada brasileira. O Consistório de Cardeais que celebra a nomeação de dom Oreni será realizado amanhã na Basílica de São Pedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário