sexta-feira, 6 de junho de 2014

ECONOMIA: Aumento na produção do leite, mas sem compradores. Forçando para baixo o preço do litro. Muito leite, baixo preço. Imagem: Internet

Apesar das chuvas, pastos verdes, reservatórios cheios e aumento na produção da bacia leiteira no Agreste do Estado de Pernambuco, o preço do litro vem caindo por falta de compradores.
Na sombra da seca do ano passado, os produtores chegam a negociar o litro a R$ 0,80, já que a oferta está maior que a procura. O que explica a queda no valor do leite, é uma portaria emergencial do Governo Federal, na época da seca, que permite os laticínios importarem leite em pó por 3 anos e reidratar até 35% da sua capacidade. Segundo o Sindicato dos Produtores de Leite de Pernambuco (Sinproleite), a crise ocorre porque as grandes indústrias de laticínios da região estão parando de comprar o leite dos produtores do Agreste.
Dentro deste contexto econômico, os criadores de gado estão comemorando a fartura de pasto e a engorda do rebanho. Como houveram muitas mortes de animais no ano passado devido a seca, a oferta este ano está menor, forçando o valor a subir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário