quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Dilma e Lula vêm ao Sertão

Por Anderson Bandeira
Da Folha de Pernambuco, com Agência Estado
A presidente da República e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), visitará os municípios de Cabrobó e Floresta, no Sertão do Estado, no próximo sábado. Apesar da assessoria de Imprensa do PT nacional não confirmar, informações de bastidores ligadas à executiva nacional da legenda dão conta que o ex-presidente Lula também acompanhará a sua apadrinhada política nas visitas.
No Estado, ainda segundo informações de fontes em reserva, os petistas vêm para gravar imagens da transposição do rio São Francisco que eventualmente serão exibidas durante o guia eleitoral. No entanto, atos de campanha nas duas cidades não foram descartados. Em Floresta, inclusive, há a expectativa que os petistas se encontrem com o aliado e candidato ao Governo, Armando Monteiro Neto (PTB), que, coincidentemente, fará um périplo no final de semana pela região.
A vinda de Dilma ao Estado ocorrerá um dia antes do desembarque do presidenciável Aécio Neves (PSDB), que está previsto para chegar no município de Petrolina, no Sertão, no domingo. O tucano vem a Pernambuco discutir a ampliação da irrigação do Nordeste. Ainda ontem, o ex-presidente Lula e a presidente Dilma gravaram imagens juntos para o guia eleitoral. A filmagem ocorreu durante o lançamento do site “O Brasil da Mudança”. O evento, que foi realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil em Brasília, marcou o lançamento de uma página eletrônica do Instituto Lula que divulgará as realizações dos 12 anos de administração petista no Governo Federal.
A propaganda eleitoral no rádio e na televisão começa na próxima terça-feira e as imagens da solenidade de ontem devem ser usadas durante a chamada “campanha eletrônica”, principal aposta de Dilma para ser reeleita. Na semana passada, reportagem do jornal “O Estado de S. Paulo” mostrou que o tamanho da participação do ex-presidente na campanha de Dilma é motivo de divergências entre o PT e o Palácio do Planalto. Disposta a construir sua própria imagem sem a alcunha de “criatura”, Dilma resiste a ter Lula como âncora da campanha.
Para a presidente, o padrinho político deve ser o complemento, mas não o protagonista de sua corrida rumo ao segundo mandato. Contudo, pesquisas internas do PT contam a favor da presença de Lula. De todos os cabos eleitorais analisados, o ex-presidente tem o maior poder de transferência de votos, de acordo com os levantamentos que chegaram ao comitê da reeleição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário